segunda-feira, 28 de maio de 2012

GP Plumelec e Boucles de l'Aulne

Este fim-de-semana deslocamo-nos 1000klm até a zona da Bretanha em França, para 2 clássicas bem prestigiadas que contavam para a Taça de França. Naturalmente estavam presentes todas as equipas profissionais do país incluindo as Pro Tour!
No GP Plumelec fazíamos um percurso de 50 quilómetros antes de fazer um circuito de 6 voltas grandes e mais 6 voltas pequenas, em que todas elas, tivemos que passar numa subida de 2 quilómetros que terminava na zona da meta! Inicialmente ia com boas sensações, consegui até entrar numa fuga de 20 unidades que andou na frente durante uns 25 quilómetros. Quando estávamos a ser absorvidos pelo pelotão que vinha a uma velocidade incrível tive uma avaria mecânica, que muito me fez sofrer para conseguir recolar ao grande grupo que já circulava compacto! A 6 voltas do fim voltei a ter um furo, que mais uma vez me obrigou a um esforça extra, e ao fim de 180 quilómetros e já com mais de 2500 metros de acumulado, ajudou a que não conseguisse seguir na frente da corrida à entrada da última volta.
Classificação: http://www.cyclingfever.com/editie.html?detp=view&_ap=klassement&editie_idd=MjMyMTY=
Se as dificuldades do dia anterior eram bastantes, o segundo dia não se ficou atrás. Mais uma vez tivemos um circuito inicial de 6 voltas, com passagem numa subida complicada com 3 quilómetros e mais 7 voltas a um circuito mais citadino, mas em todas as vezes tínhamos de passar na linha de meta, que mais uma vez, era ao cimo de uma pequena colina de 700metros. As sensações não foram muito más mas numa prova destas o desgaste vai-se acumulando e a alta velocidade é sempre uma constante, média de 42 e novamente 2500 metros de acumulado. Apesar de desgastado e já a sentir algumas cãibras, tentei entrar no sprint, mas uma rapa de 700metros é demasiado longa para mim. Ainda me estou a adaptar ao ritmo destas competições, que trazem sempre ciclistas de muito valor e alguns deles já estão aqui a preparar o Tour de França.

Nem tudo foi sofrimento, e assisti a cenas que me fascinaram. As pessoas nesta região da França adoram ciclismo, nunca pensei ver nada disto. Estava mais de uma centena de caravanas, existiam zonas VIP para o público e, ao longo do circuito, havia milhares de pessoas a assistir. Fazia lembrar os campeonatos do mundo! À partida todos querem autógrafos, fotos e lembranças. As pessoas oferecem dinheiro pelos posters e fotos das equipas e ciclistas, e quase se agrediam só para conseguir apanhar os bidons à beira da estrada que mandamos fora. É incrível!


Sem comentários:

Enviar um comentário