segunda-feira, 28 de maio de 2012

GP Plumelec e Boucles de l'Aulne

Este fim-de-semana deslocamo-nos 1000klm até a zona da Bretanha em França, para 2 clássicas bem prestigiadas que contavam para a Taça de França. Naturalmente estavam presentes todas as equipas profissionais do país incluindo as Pro Tour!
No GP Plumelec fazíamos um percurso de 50 quilómetros antes de fazer um circuito de 6 voltas grandes e mais 6 voltas pequenas, em que todas elas, tivemos que passar numa subida de 2 quilómetros que terminava na zona da meta! Inicialmente ia com boas sensações, consegui até entrar numa fuga de 20 unidades que andou na frente durante uns 25 quilómetros. Quando estávamos a ser absorvidos pelo pelotão que vinha a uma velocidade incrível tive uma avaria mecânica, que muito me fez sofrer para conseguir recolar ao grande grupo que já circulava compacto! A 6 voltas do fim voltei a ter um furo, que mais uma vez me obrigou a um esforça extra, e ao fim de 180 quilómetros e já com mais de 2500 metros de acumulado, ajudou a que não conseguisse seguir na frente da corrida à entrada da última volta.
Classificação: http://www.cyclingfever.com/editie.html?detp=view&_ap=klassement&editie_idd=MjMyMTY=
Se as dificuldades do dia anterior eram bastantes, o segundo dia não se ficou atrás. Mais uma vez tivemos um circuito inicial de 6 voltas, com passagem numa subida complicada com 3 quilómetros e mais 7 voltas a um circuito mais citadino, mas em todas as vezes tínhamos de passar na linha de meta, que mais uma vez, era ao cimo de uma pequena colina de 700metros. As sensações não foram muito más mas numa prova destas o desgaste vai-se acumulando e a alta velocidade é sempre uma constante, média de 42 e novamente 2500 metros de acumulado. Apesar de desgastado e já a sentir algumas cãibras, tentei entrar no sprint, mas uma rapa de 700metros é demasiado longa para mim. Ainda me estou a adaptar ao ritmo destas competições, que trazem sempre ciclistas de muito valor e alguns deles já estão aqui a preparar o Tour de França.

Nem tudo foi sofrimento, e assisti a cenas que me fascinaram. As pessoas nesta região da França adoram ciclismo, nunca pensei ver nada disto. Estava mais de uma centena de caravanas, existiam zonas VIP para o público e, ao longo do circuito, havia milhares de pessoas a assistir. Fazia lembrar os campeonatos do mundo! À partida todos querem autógrafos, fotos e lembranças. As pessoas oferecem dinheiro pelos posters e fotos das equipas e ciclistas, e quase se agrediam só para conseguir apanhar os bidons à beira da estrada que mandamos fora. É incrível!


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ronde van Limburg


185 ciclistas à partida, 13 muros, 4 sectores de pavê, vento, estradas estreitas e longas rectas foram os condimentos para 190 quilómetros de prova, percorridos a mais de 45 quilómetros por hora!
Desde a partida que a velocidade foi elevada, havendo sempre tentativas de fuga, que em nada deram, pois havia sempre alguma equipa que não ficava contente com a situação de corrida e rapidamente se invertiam as posições no pelotão. Desde cedo que tentei colocar-me na frente da corrida, apesar de não ter experiência das corridas da Bélgica. Sabia que tinha de entrar bem colocado em todos os sectores, porque a velocidade era alta para a colocação à entrada dos pontos de dificuldade. Depois é a velocidade a que se fazem esses sectores e ainda a saída dos sectores, uma vez que cada “muro” e as estradas estreitas e descampadas eram razão suficiente, para que a minima corrente de ar provocasse um abanico e desfizesse o pelotão em 10. Penso que me desgastei demasiado a tentar ir na frente e a integrar fugas que integrassem as equipas mais fortes. E ao fim de 200 quilómetros, paga-se a inexperiência e acaba por chegar 145 elementos para sprintar. Poderia ter-me poupado e tentar apostar só no sprint, mas e adivinhar? Enfim… Confesso que adorei a experiência de poder participar numa competição deste nível e um 23º lugar não demonstra as boas sensações que tive ao longo do dia, mas acaba por ser satisfatório, pois tenho que absorver a maior experiência possível a cada dia que corro!
1 CLAEYS Kevin LANDBOUWKREDIET les 189,6 km en 04h16'13''
2 ZABEL Rick RABOBANK CONTINENTAL TEAM
3 VANTORNOUT Klaas SUNWEB - REVOR
4 TEUNISSEN Mike WV SCHIJNDEL
5 VAN STAEYEN Michaël TOPSPORT VLAANDEREN
6 DUPONT Timothy REGIO TEAM VLAANDEREN
7 VANBILSEN Kenneth AN POST - SEAN KELLY
8 BAERT Jasper SOENENS-CONSTRUKT GLAS
9 PEETERS Kevin LANDBOUWKREDIET - EUPHONY
10 TERWEDUWE Kenny MELBOTECH PRORACE CT
11 VANBRABANT Yannick ROCK WERCHTER CYCLING TEAM
12 THOME Kevin WALLONIE BRUXELLES - CREDIT AGRICOLE
13 DE TROYER Tim OVYTA-EIJSSEN-ACROG CYCLING TEAM
14 YDENS Andrew T-PALM PÔLE CONTINENTAL WALLON
15 MANNAERTS Jelle ROCK WERCHTER CYCLING TEAM
16 JANS Roy AN POST - SEAN KELLY
17 STASSEN Julien IDEMASPORT - BIOWANZE
18 REYNVOET Niels LOTTO BELISOL U23
19 WILSON Jack UCS CRABBE PERFORMANCE VOO
20 LODEWIJKS Gert UCS CRABBE PERFORMANCE VOO
21 WYTINCK Niels AN POST - SEAN KELLY
22 VERMEERSCH Gianni BKCP - POWERPLUS
23 SARAIVA Bruno TEAM DIFFERDANGE - MAGIC-SPORTFOOD DE
24 AERNOUTS Jim SUNWEB - REVOR 
Lire la suite sur DirectVelo.com : http://www.directvelo.com/actualite/19041-ronde-van-limburg-classement.html#ixzz1vFVtlOUa

terça-feira, 15 de maio de 2012

6e GP de la Commune de Sanem, LG BELVAUX

Mais um circuitada!! Desta vez houve direito a que alinhassem juniores, Sub-23, Elites e até Veteranos!!! Com a minha equipa e a Leopard a dominarem completamente a prova, numa marcação quase que serrada entre as 2 equipas. Logo na 1ª volta deu-se uma fuga onde iam 6 elementos de cada, atacando-se mutuamente, chegaram a ter 4 minutos para o pelotão´. A faltar 5 voltas para o fim, saí do pelotão com mais 2 colegas de equipa e outros 2 elementos conseguindo entrar na frente da corrida já dentro da ultima volta, quando já iam 2 elementos isolados. Ainda assim os ataques e contra ataques entre os Differdange e os Leopardes continuavam. Para a chegada numa espécie de sprint deu-me o 6º lugar, a mim e a mais 6 atletas, um exequo, pois o foto-finish ao que parece não funcionou!! Foi bom este fim de semana poder partilhar as mesmas estradas com o meu amigo Fábio Silvestre, e ver que dentro da sua equipa lhe é reconhecido o valor, sendo ele uma peça importante dentro da estratégia, pois é dos que mais "soa" a camisola.

sábado, 12 de maio de 2012

HOUTHALEN-HELCHTEREN

Primeira corrida na Bélgica, uma Pro - Kermesse, assim se chamam os circuitos das "terrinhas", e onde os profissionais e amadores podem correr até individualmente. Como o caso do Nick Nuyens (Saxo Bank), entre outros Radioshak, Rabobank, Garmin, que por vezes aproveitam estas competições para treinar, e muitas vezes nem as concluem.
Bem, mas que duras se tornam estas corridas, 170klm´s, num circuito de 9 quilómetros e pouco, onde se passa em estradas que não cabem mais que 2 ciclistas a par, para um pelotão que começou com perto de 170 unidades, não é fácil. Deu-se logo na primeira volta uma fuga de 15 elementos que viria a chegar ao fim, mesmo com várias movimentações no pelotão, nunca conseguiram chegar a fuga que rodou sempre perto do 1 min de avanço. Já a faltar 2 voltas consegui integrar um grupo intermédio e acabei com um 24º lugar, não é um grande resultado, mas estou contente com a minha postura, numa corrida complicada, como são as  Pro - Kermesses.

1. WALLAYS Jelle TOPSPORT VLAANDEREN - MERCATOR
2. LHOTELLERIE Clément COLBA SUPERANO HAM
3. DE WAELE Bert LANDBOUWKREDIET
4. BRAMBILLA Giorgio LEOPARD - TREK CONTINENTAL TEAM
5. VERWAEST Kevin JONG VLAANDEREN
6. RUDOLPH Malcom DRAPAC CYCLING
7. ENNEKENS Stijn AN POST SEAN KELLY TEAM
8. VALLEE Boris IDEMASPORT - BIO WANZE
9. BARBE Koen LANDBOUWKREDIET
10. KUYCKX Jan MARCO POLO CYCLING TEAM
11. AERNOUTS Jim SUNWEB-REVOR
12. SHAW Stuart DRAPAC CYCLING
13. GEYSEN Kurt OVYTA-EIJSSEN-ACROG CYCLING TEAM
14. KAUPAS Gediminas TEAM DIFFERDANGE - MAGIC-SPORTFOOD.DE
15. DE VOCHT Wim ACCENT JOBS-WILLEMS VERANDA´S
16. VANTORNOUT Klaas SUNWEB-REVOR
17. DEVILLERS Gilles LANDBOUWKREDIET
18. JANS Roy AN POST SEAN KELLY TEAM
19. STEVENS Timothy OVYTA-EIJSSEN-ACROG CYCLING TEAM
20. ARMEE Sander TOPSPORT VLAANDEREN - MERCATOR
21. DELFOSSE Sébastien LANDBOUWKREDIET
22. LAPTHORNE Darren DRAPAC CYCLING
23. DUYN Huub CYCLINGTEAM DE RIJKE
24. SARAIVA Bruno TEAM DIFFERDANGE
25. HABEAUX Gregory ACCENT JOBS-WILLEMS VERANDA´S

http://www.velowallon.be/modules.php?name=News&file=article&sid=20683







segunda-feira, 7 de maio de 2012

Luxemburgo


Já estou no Luxemburgo, mais propriamente em Dudelange na casa do Francisco da Silva (irmão do Acácio da Silva). Fui muito bem recebido pela sua esposa e filho, já que o Francisco estava na Holanda a dirigir metade da minha nova equipa. A outra metade estava a correr em Itália no Tour de Friule.
Bem… e para me ambientar aos novos ares, nada melhor que começar logo a correr! E assim foi ontem já participei no - Festival de la Petite Reine, LC KAYL, aqui bem perto, um circuito de 12 Voltas a um percurso com cerca de 10 quilómetros, com uma subida de 2 quilómetros algo “chata”. Como não conhecia a forma de correr daqui e tão pouco os ciclistas, foi um pouco difícil para mim de gerir a táctica, e optei por seguir sempre em fugas onde fosse 2 ou 3 Belgas, que supostamente eram os atletas presentes mais fortes. E assim foi, consegui ainda ir na fuga principal mais 3 elementos, 2 deles Belgas, e só fomos apanhados já dentro da última volta, mas como o grupo já vinha muito “desfeito” consegui uma boa colocação e acabei no 2º lugar, passando-me muito perto do risco um atleta de uma equipa da Bélgica Continental. Senti a vitória, mas nos últimos metros e por a meta estar situada num falso plano em descida não tinha mais andamentos para por, pois corri com uma bicicleta emprestada do meu amigo Francisco que só tinha o 12 como pinhão pequeno. Ainda assim fico satisfeito com a minha prestação, pois em momento algum estive a resguardar-me para o final e com as da viagem, de não ter a minha bicicleta e poder lutar pela vitória até ao risco é-me moralizador. Agora é continuar a trabalhar em terras Luxemburguesas, algumas vezes Francesas ou Alemãs, visto estar pertinho das duas fronteiras, e tentar brilhar nas futuras competições

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nova Etapa


Após quatro anos a correr pela equipa algarvia de Loulé, eis que surge a oportunidade de correr no estrangeiro, na Team Differdange/MagicSport Food, equipa sedeada no Luxemburgo.

Gostaria de agradecer a todos os que me apoiaram ao longo de toda a minha carreira, especialmente à minha família, à minha namorada, amigos, Louletano, à Endurance Plus e à Rotor.

Não prometo que vá conseguir brilhar em grandes palcos, mas prometo trabalhar, esforçar-me e dignificar todos os que acreditam em mim.